24
jan '19
janeiro 24, 2019
Nesta terça-feira (22/01), membros da Sociedade Civil do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (CODDEDE) se reuniram com Deputado Distrital Iolando na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para tratar da pauta de interesse da Pessoa com Deficiência e a importância do controle social para o desenvolvimento de políticas públicas no DF para o segmento.
Durante a reunião, destacou-se a importância da Sociedade Civil para defesa de direitos, inclusão social, política e econômica das Pessoas com Deficiência, a necessidade da atuação conjunta para fortalecer a pauta, a criação da Subsecretaria das Pessoas com Deficiência, a instituição do Fundo da Pessoa com Deficiência, a construção da Agenda Legislativa 2019 e o fortalecimento do CODDEDE com recursos e nomeação do seu corpo técnico.
Defenderam também a urgente ampliação da estrutura do CODDEDE, designação dos integrantes governamentais do conselho, a nomeação da Secretária Executiva e Assessoria Técnica do CODDEDE para que os trabalhos do Conselho não sejam prejudicados.
Quanto a pauta da CLDF, o Deputado Iolando vai encaminhar à mesa diretora diversos pedidos de providências, dentre eles, finalização na contratação dos Interpretes de LIBRAS; criação de uma comissão das PcD na CLDF; criação de uma coletânia de normas aprovadas na CLDF; Acesso livre nos estacionamentos da CLDF para PcD que vier em alguma atividade; tornar os elevadores acessíveis para os deficientes visuais; sempre valorizar as datas comemorativas do segmento das PcD na CLDF.
O Deputado Iolando falou da sua trajetória social em defesa da pessoa com deficiência e foi muito atencioso com todas as demandas apresentadas. O Deputado se comprometeu a conversar com o governador Ibaneis para que a nova estrutura governamental contemple todas as necessidades do segmento e se comprometeu a encaminhar internamente as demandas legislativas para que possamos ter um ano legislativo muito produtivo.
Além do Deputado Iolando, os integrantes da Sociedade Civil pretendem dialogar com todos os Parlamentares que tenham interesse, compromisso e sensibilidade para que a pauta possa avançar no Legislativo e no Executivo.
Pela sociedade civil estavam: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (APAE/DF); Associação Brasiliense de Deficientes Visual (ABDV); Associação dos Ostomizados do Distrito Federal (AOS DF); Associação DF Down (DFDOWN); Central Única Dos Trabalhadores De Brasília (CUT/Brasília) e a Associação dos Deficientes do Gama e Entorno (ADGE)* que oficialmente não compõe o Conselho, porém participou ativamente da reunião.
Deixe um comentário