A construção de uma sociedade inclusiva implica no fortalecimento do Estado em suas funções de proteção social e na implementação de políticas públicas que promovam o acesso dos cidadãos aos bens e serviços produzidos pela sociedade. Uma sociedade que a todos inclui deve reconhecer as diversidades e especificidades próprias dos cidadãos para que tais diferenças não se constituam em desigualdades.
A promoção da inclusão social requer o reconhecimento da diversidade de raça, gênero, idade e deficiência presentes na sociedade e que, historicamente estão associadas às situações de desigualdade social. Cabe às políticas públicas promover atenções próprias que considerem a diversidade de interesses e necessidades para promover igualdade de oportunidades.
Este relatório elaborado pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais da Codeplan, ao contribuir para o conhecimento do perfil da população com deficiência no Distrito Federal, visa também possibilitar o aperfeiçoamento das políticas públicas para essa população, fortalecendo a defesa, e garantia de seus direitos.
Deixe um comentário