Conade participa do Fórum de Políticas Públicas para Pessoas Surdas e com Deficiência Auditiva Ocorrido em 26/09/2019, em Brasília, o Fórum contou com a participação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) no painel que debateu o tema empregabilidade.
Promovido pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o objetivo foi discutir políticas públicas voltadas para pessoas surdas. Na sua exposição, o representante do Conade, conselheiro Francisco Djalma de Oliveira, destacou a importância do Conade na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, além do papel relevante na proposição e acompanhamento das políticas públicas voltadas para o segmento.
Djalma também destacou o aspecto da centralidade e a importância do trabalho na vida das pessoas com deficiência, assim como o aspecto das ameaças constantes e tentativas de flexibilização da Lei de Cotas. Para o conselheiro, “é preciso que, tanto o Conade, quanto o movimento das pessoas com deficiência, fiquem atentos contra qualquer alteração na legislação que represente pe rda de direitos e conquistas por parte das pessoas com deficiência”.
Também participaram do painel sobre empregabilidade a Procuradora do Trabalho, Ludmila Lopes, e a coordenadora do Programa Aprendiz/Empregabilidade da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic/PUC-SP), Gisela Leite Nunes.
Ludmila destacou várias ações do Ministério Público do Trabalho para garantir o emprego das pessoas com deficiência, tais como, a observância das cotas dos concursos públicos e a ordem de chamamento de aprovados. Gisela Leite deixou clara a necessidade de se trabalhar também com as empresas que recebem a pessoa surda e com deficiência, de maneira geral, para que aquelas ofereçam as condições necessárias de adaptação para o bom recebimento da pessoa com deficiência. Ela também deu destaque ao aspecto da qualificação da pessoa surda e do seu acompanhamento no ambiente de trabalho.
A mesa sobre empregabilidade foi coordenada por Filipe Correia, assessor na SNPD e vice-presidente do Conade. @ Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos
Ocorrido em 26/09/2019, em Brasília, o Fórum contou com…
— Ler em m.facebook.com/304183026385227/posts/1643420832461433/
Deixe um comentário